Você é do grupo de pessoas que ama livros de ficção científica? Para a amante de literatura, Deise Zuqui, esse gênero é muito importante para o universo literário. Isso porque, as obras costumam retratar como a ciência e tecnologia influenciam e impactam a vida dos seus seres humanos. Por isso, para saber mais sobre o assunto, acompanhe este artigo até o final!
A ficção científica não está presente somente nos filmes. Nos livros, ela possui grande relevância, ocupando espaço no coração de muitos leitores. Os temas tratam de diversos universos, mas possuem em comum, a relação da sociedade com os avanços científicos, reitera Deise Zuqui. Em muitos casos, essa representação serve também, como uma crítica ao contexto em que estão inseridas. Nesse sentido, confira algumas das principais opções a seguir.
Frankenstein
Considerada uma das grandes obras influenciadoras do gênero ficção científica, “Frankenstein” é um dos maiores sucessos de Mary Shelley. Na trama, iremos conhecer a história do cientista Victor Frankenstein, que através de impulsos elétricos, cria um ser monstruoso. Conforme explica a apaixonada pelo universo literário, Deise Zuqui, apesar da temática científica, o livro traz reflexões importantes sobre a vida.
Fahrenheit 451
“Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, é outro clássico da ficção científica. Com diversas adaptações para o cinema, a produção expõe o dilema de Guy Montag, um bombeiro que tem como função, queimar livros. Desse modo, iremos acompanhar como uma série de acontecimentos transformaram a visão do personagem sobre a sua profissão e a realidade em que vivia.
Eu, robô
O livro “Eu, robô”, reúne uma série de contos escritos pelo autor Isaac Asimov. O tema principal dessas histórias é a transformação e evolução dos robôs. Uma das narrativas principais, é a de um robô chamado Robbie, que foi criado para cuidar de crianças. Entretanto, por não conseguir se comunicar com os humanos ele é maltratado. A ilustre, Deise Zuqui, comenta que esse livro traz pontos emocionantes.
Jogador número 1
Passando para as opções mais atuais, “Jogador número 1”, também possui adaptação nos cinemas. Com uma visão futurística, a obra é situada em um contexto de dificuldades. Dessa maneira, para fugir dessa realidade, os habitantes entram em uma realidade virtual chamada OASIS. Nesse ambiente, eles podem ser o que quiserem e vivenciar diversas experiências. Legal, não?
Admirável mundo novo
Por fim, o último livro que entra nesta lista é “Admirável mundo novo”, de Aldous Huxley. Nessa narrativa iremos observar uma sociedade que é obrigada a viver de forma rígida e fortemente controlada. A renomada a Deise Zuqui, vislumbra que apesar de ter sido escrita há diversos anos, essa história reflete muitas situações do mundo contemporâneo.