Chama Crioula chega a Passo Fundo após viagem de 270 km em cavalo!

Sarah Jones

Chama Crioula chega a Passo Fundo após viagem de 270 km em cavalo!

Neste domingo (24), a cidade de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, recebeu com grande festa a Chama Crioula, um símbolo da tradição gaúcha que viajou mais de 270 quilômetros desde Caxias do Sul. A chama foi trazida por uma equipe de cavaleiros que percorreram 25 dias para realizar essa jornada épica.

A Chama Crioula é um fogo simbólico que é aceso anualmente em Caxias do Sul, onde fica até o ano seguinte. A tradição se iniciou há mais de 21 anos e desde então, é levada por cavaleiros voluntários para outras cidades gaúchas. O objetivo da viagem é fortalecer os Festejos Farroupilhas, que acontecem em Passo Fundo até o dia 20 de setembro.

A chegada da Chama Crioula foi recebida com grande entusiasmo pela população local e pelos organizadores dos Festejos. O coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Vercelli de Oliveira, destacou a importância da chama na tradição gaúcha e como ela fortalece os festejos. “A Chama Crioula é uma referência na nossa cultura e vem nos unir mais um ano”, disse ele.

O Grupo Cavaleiros do Planalto Médio foi o responsável por trazer a chama de Caxias do Sul para Passo Fundo. A equipe contou com 25 cavaleiros que percorreram os 270 quilômetros em apenas oito dias, após mais de uma semana de preparação e organização. “Foi um desafio incrível, mas também foi muito gratificante ver a reação da população ao recebermos a chama”, disse um dos cavaleiros.

A Chama Crioula foi levada ao Parque de Rodeios Vitor Mateus Teixeira, onde foi realizada uma cerimônia oficial para inaugurá-la. A partir de agora, a chama será usada em várias atividades e festejos que acontecerão durante os Festejos Farroupilhas, até o dia 20 de setembro.

Share This Article