Noticias

Você sabe o que é sustentabilidade social? Saiba mais com Marcelo Madureira Montroni

No mundo em que vivemos, cada vez mais, urge a necessidade de ações sociais que visem diminuir as desigualdades de nossa sociedade. Para Marcelo Madureira Montroni, apoiador de diversas causas sociais, a sustentabilidade social é um super importante pilar para mudanças sociais. Ficou interessado e quer saber como esse conceito funciona na prática? Continue lendo este artigo e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto.

Em primeiro lugar, o apoiador de causas sociais Marcelo Madureira Montroni explica que a sustentabilidade social implica na geração de renda sem precisar tirar o foco na redução das desigualdades sociais. O principal propósito da sustentabilidade social é melhorar a qualidade de vida da sociedade. No caso das empresas, a ideia é criar um modelo de negócios em que o lucro não está mais acima de tudo, mas sim, se preocupar em gerar impacto na sociedade em que está inserida. 

Marcelo Madureira Montroni comenta que a sustentabilidade social diz respeito às pessoas, aos grupos e as comunidades que estão sob ameaça constantemente, levando em consideração os índices de desigualdade social que, como sabemos, na sociedade atual, são alarmantes. Isso dá à sustentabilidade social uma dimensão reativa dos mais diversos tipos de problemas sociais. A vulnerabilidade da sustentabilidade possui dois aspectos de destaque: as tensões e os choques.

  • Tensões contínuas e cumulativas, como escassez sazonal, crescimento populacional e decréscimos de recursos;
  • Choques são traumáticos e acontecem de repente, como, por exemplo, incêndios, inundações, e epidemias. 
Marcelo Madureira Montroni
Marcelo Madureira Montroni

Entretanto, a sustentabilidade social também possui uma dimensão positiva, a fim de aumentar e fortalecer capacidades, gerando mudanças e assegurando a continuidade de fatores positivos. Nesse sentido, a dimensão positiva da sustentabilidade social está em sua capacidade de prever, adaptar e aproveitar de mudanças que já iniciaram em ambientes físicos, sociais e econômicos. 

De maneira geral, de acordo com o apoiador de causas sociais, Marcelo Madureira Montroni, existem diversos tipos de ações de sustentabilidade social. Grande parte delas, com intersecção tanto nas ações, quanto nos resultados. Sobretudo, as empresas podem investir em ações voltadas para a melhoria da educação de jovens de escola pública, ações que levam o esporte como um fator de mudança social, ações que visam limpeza de ruas, ações que levam educação financeira para as escolas e muitas outras. 

Investir em ações que ampliam o acesso à educação, ao esporte, alimentação e saneamento básico, é de suma importância para que jovens e adolescentes, em situações vulneráveis, possam exercer sua cidadania de forma plena e em segurança. O apoiador de causas sociais, Marcelo Madureira Montroni, explica que isso faz trabalhando as competências socioemocionais e incentivando a cultura local. O que resulta em excelentes resultados não só para a vida pessoal dos participantes, mas também para toda a comunidade.

Por fim, o apoiador de causas sociais Marcelo Madureira Montroni afirma que é necessário ter um compromisso ético e transparente que contribua com o desenvolvimento sustentável, que esteja de acordo com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Isso também garante que a sustentabilidade social esteja integrada em toda a organização atuante, sendo praticada em suas relações e levando em conta os interesses das partes interessadas. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo