Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo verde? Para o sócio do Grupo CPN, Giovani Dadalt Crespani, esse tipo de negócio é muito importante para a preservação do meio ambiente. Além disso, através dessa prática, é possível equilibrar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade em uma organização. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo até o final!
O que é o empreendedorismo verde?
Caso você tenha caído de paraquedas neste texto e esteja perdido sobre o que é o empreendedorismo verde, saiba que o tema é simples. O termo, refere-se a modelos de negócios que são pensados para preservar o meio ambiente. Sendo assim, as atividades não serão voltadas somente para os lucros, mas também, para os impactos que a empresa tem na sociedade.
Quando surgiu?
Mas qual a história do empreendedorismo verde? Sua jornada se iniciou no ano de 2008, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) criou a Economia Verde, uma série de ações com foco na conscientização da população sobre a necessidade de preservar os recursos naturais. Para o empresário Giovani Crespani, essa é uma forma de trazer conhecimento sobre o assunto para os diversos públicos.
Como funciona?
Agora que você entendeu sobre o tema, fica a questão sobre como ocorre o seu funcionamento. Assim sendo, diversas atitudes podem ser tomadas por corporações que desejam implementar essa prática em sua rotina. Uma delas, por exemplo, é apostar em materiais reutilizáveis e biodegradáveis. Além disso, optar por energia limpa também é uma alternativa interessante.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é investir em processos de produção mais sustentáveis, que diminuam o acúmulo de resíduos e água. O sócio fundador do Grupo CPN, Giovani Dadalt Crespani, vislumbra que apesar de serem simples, se somadas a outras, esses passos podem trazer grandes mudanças.
Qual a sua importância?
Após ler essas informações, você deve estar se perguntando sobre a importância do empreendedorismo verde, não é mesmo? Saiba que muitos problemas causados na sociedade, como o efeito estufa, a poluição das águas e a extinção de espécies, são agravados, principalmente, pelas más atitudes dos seres humanos. Por isso, investir em sustentabilidade é uma maneira de preservar os preciosos recursos que a natureza nos oferece.
Sendo assim, se você possui uma empresa ou deseja abrir um novo negócio, não deixe de considerar o empreendedorismo verde. Além de ser benéfico para o meio ambiente, marcas conscientes costumam possuir maior credibilidade para os consumidores e investidores. O renomado empresário, Giovani Crespani, ainda comenta que através dessas ações, é possível alcançar o equilíbrio nas atividades econômicas e os seus impactos no ecossistema.