Noticias

RS organiza atividades para o Mês do Orgulho LGBTQIA+

O governo do estado elaborou, para o mês que celebra a diversidade LGBTQIA+, uma programação com exposições, apresentações e ações em redes sociais para destacar a existência, o trabalho e a luta da comunidade por espaço e respeito. A relação de atividades está disponível no site da Secretaria da Cultura (Sedac).

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, destaca que promover a diversidade é um exercício constante.

“O Mês do Orgulho é motivo de alegria. A diversidade é assunto permanente. A preocupação sempre foi pensar em políticas públicas e inserir a população LGBTQIA+ nos espaços culturais”, afirmou.

Mês do Orgulho LGBTQIA+

No fim da década de 1960, a relação entre pessoas do mesmo gênero era considerada crime em vários estados dos Estados Unidos, como em Nova Iorque. Em 28 de junho de 1969, a polícia local fez uma batida no bar Stonewall, conhecido por ser um ponto de encontro da comunidade, com o objetivo de violentá-los. Naquele dia, porém, a força policial encontrou resistência. O episódio, que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, foi o estopim para um levante a favor dos direitos e transformou o mês de junho no Mês do Orgulho LGBTQIA+ – sigla que tem sido ampliada ao longo dos anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo