Politica

Veja as propostas dos candidatos ao governo do RS para a educação

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul estão em campanha eleitoral desde o dia 16 de agosto. O RBS Notícias acompanha diariamente os compromissos, sendo três candidatos por dia. Os critérios definidos para a cobertura vão de acordo com a última pesquisa encomendada pelo Grupo RBS.

Nas agendas desta semana, os candidatos ao Palácio Piratini respondem à mesma pergunta: Após dois anos de pandemia, quais as suas propostas para a educação no RS?

Veja respostas abaixo, em ordem alfabética, do nome na urna.

Edegar Pretto (PT)

Resposta dada pelo candidato em 29 de agosto

“A educação gaúcha vive um momento muito difícil. Nós vamos começar fazendo o necessário, um pesado investimento na infraestrutura das nossas escolas para ter uma escola acolhedora, voltar a fazer com que professores e professoras trabalhem com autoestima se sentindo respeitados pelo governante desse estado. Preparar a nossa juventude pra vida e principalmente pra universidade. Nós queremos ver de novo pais e mães orgulhosos de pendurar na parede da casa um diploma de curso superior dos seus filhos e filhas”, diz.

Luis Carlos Heinze (PP)

Resposta dada pelo candidato em 30 de agosto

“Fazer 115 mil jovens que saíram da sala de aula voltar. Os índices de português, 62% negativo, matemática 92% negativo. Tem que melhorar a qualidade da educação, fazer uma escola melhor, recuperar as escolas que hoje estão também atiradas. Muitas escolas tem que ser recuperadas e a qualidade do ensino através dos professores, que nós queremos valorizar. Melhorar a educação é o nosso objetivo”.

Vicente Bogo (PSB)

Resposta dada pelo candidato em 29 de agosto

“Nós precisamos recuperar o valor da educação no Rio Grande do Sul, aquele exemplo que já foi no Brasil, valorizar os professores, tornar a escola um local aprazível e direcionar o nosso ensino médio para a formação profissional para que os jovens possam ter a sua oportunidade de trabalho digno. Primeiro vamos dialogar com os professores, os trabalhadores da educação, porque se não tiver diálogo e não houver empenho do governo e dos professores juntos não vamos conseguir dar a volta por cima dessa situação”, afirma.

Vieira da Cunha (PDT)

Resposta dada pelo candidato em 30 de agosto

“A situação da educação no Rio Grande do Sul é uma vergonha. Nós somos o quarto pior estado do país em evasão escolar no ensino médio. Nós precisamos conectar as nossas escolas com a juventude. Vamos colocar 200 mil alunos em tempo integral. Os seus pais poderão trabalhar tranquilos porque eles estarão muito bem cuidados no CIEP, a escola libertadora, transformadora, revolucionária”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo