Noticias

Dor nas costas não é sinal de idade avançada: entenda mais sobre a hérnia de disco

As dores na coluna, na maioria das vezes, não podem ser consideradas normais. À vista disso, o médico anestesiologista, Dr. José Admirço Lima Filho, entende que é de suma importância que as pessoas conheçam mais sobre a hérnia de disco, a fim de ficarem atentas aos sinais dessa doença, evitando complicações agravadas. Você sente muitas dores na coluna? Então, acompanhe o artigo e veja se pode descartar a possibilidade de hérnia de disco.

O que é hérnia de disco?

Conforme comenta o ilustre Dr. José Admirço Lima Filho, a hérnia de disco é uma doença ocorrida quando há o deslocamento do núcleo gelatinoso de alguma vértebra presente na extensão da coluna vertebral. Assim, esse deslocamento ocorre por conta de uma abertura no invólucro exterior que porta uma característica mais rígida. 

Portanto, essa patologia é dada pelo deslocamento do líquido cefalorraquidiano (LCR) para o lado exterior da vértebra, que pode acabar ocasionando o forçamento de algum músculo ou nervo. Ainda, a hérnia de disco pode ser indolor em um primeiro momento, e casos mais agravados podem ocasionar na perda da mobilidade das pernas ou de outro membro ligado ao sistema nervoso. 

Quais são as causas da hérnia de disco?

Como aponta o célebre Dr. José Admirço Lima Filho, visto a seriedade da doença é iminente que as pessoas tenham o conhecimento de suas causas, com a finalidade de evitarem o desenvolvimento da mesma. Desse modo, é evidente que diversos fatores, sejam eles genéticos ou não, podem ocasionar a patologia.

Logo, as principais causas da hérnia de disco conhecidas pela medicina atual são a presença de um esforço excessivo e frequente da coluna, no qual o indivíduo carrega muito peso com uma postura inadequada. Também, outras causas podem ser o desgaste das vértebras, acidentes de trânsito, envelhecimento, sedentarismo e o tabagismo.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

Por fim, como indica o expert em anestesia Dr. José Admirço Lima Filho, para evitar complicações mais agravadas de saúde, é fundamental que as pessoas fiquem atentas aos sintomas apresentados pela hérnia de disco, para que possam identificar a possível patologia com antecedência e com o auxílio de um médico.

Então, os sintomas da hérnia de disco são:

  • Dores intensas (em alguns casos podem não estar presentes);
  • Dormência nos membros;
  • Perda de movimento momentânea dos membros do sistema nervoso;
  • Fraqueza;
  • Espasmos musculares;
  • Incômodo ocasionado pela sensação de queimação. 

Se você apresenta ou conhece alguém que apresente algum desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo