Noticias

Em viagem de 180 km, cavaleiros percorrem cânions entre o RS e SC

Durante seis dias, um grupo de 50 cavaleiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina percorreu algumas das mais belas paisagens brasileiras na 17ª Cavalgada dos Aparados da Serra. Ao longo de 180 quilômetros, cruzaram campos, riachos, coxilhas e cânions entre Bom Jardim da Serra (SC) e São José dos Ausentes (RS) naquela que costumo chamar de “a mais bela cavalgada da Terra”.

Eu fiz parte do grupo e posso assegurar: é uma experiência única e marcante. Primeiro porque nesses seis dias o celular funciona mais como câmera do que como ferramenta de comunicação. Com sinal precário, sobra mais tempo para apreciar as espetaculares paisagens dos Campos de Cima da Serra. De quebra, a gente fazia uma excelente atividade física: ao término de cada dia, o relógio inteligente marcava a queima de 2,8 mil calorias, em média após 7 horas de cavalgada.

No caminho, uma surpresa: uma pracinha na beira do abismo, no Cânion Boa Vista, em Ausentes. Tinha banco pra sentar (com vista para uma fina cachoeira), gangorra e até…balanço. Preferi não arriscar…Dá uma olhada:

Ao longo do caminho, tivemos três locais de acampamentos, onde pernoitávamos, seja em caminhões, ônibus ou motor homes, ou nas próprias fazendas/pousadas que abriam as porteiras as visitantes. Há grupos de apoio que montam e desmontam o acampamento, fazem comida e transportam os cavalos até as cidades de origem dos participantes.

Para quem quiser viver essa experiência, fazendas/pousadas da região oferecem pacotes que incluem hospedagem (o conforto varia conforme o lugar), alimentação, aluguel dos cavalos e guia, sempre com um atendimento acolhedor. Uma experiência marcante!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo