Tecnologia

Alunos do Rio Grande do Sul vão disputar torneio mundial de robótica nos Estados Unidos

Uma equipe de robótica formada por alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo-RS, se classificou para a etapa mundial do campeonato de robótica FIRST Championship, que ocorre entre os dias 19 e 22 de abril, em Houston, nos Estados Unidos. A equipe Under Control conta com patrocínio e mentoria da John Deere, e terá como desafio buscar soluções para garantir acesso à energia confiável, sustentável e moderna para todos.

O torneio consiste em três modalidades, dentre elas a FIRST Robotics Competition (FRC), categoria voltada a alunos do Ensino Médio na qual compete a Under Control. Na FRC, os estudantes atuam sob regras rigorosas, tempo e recursos limitados, sendo desafiados a levantar fundos, aprimorar habilidades de trabalho em equipe, construir e programar robôs de tamanho industrial em um jogo de campo contra concorrentes com ideias semelhantes. Em 2023, o tema da competição é CHARGED UP, e os cerca de 600 times de diversos países diferentes devem encontrar soluções para oferecer energia sustentável acessível.

Fundada em 2002, a Under Control já participou de 43 competições de robótica, sendo 29 regionais, 10 mundiais e 4 amistosas — em março de 2023, venceu o campeonato regional de 2023, em Brasília. Desde 2016, a equipe conta com o patrocínio da John Deere Foundation, área social da companhia nos Estados Unidos, além de mentoria de profissionais da empresa da unidade de Montenegro-RS. A parceria é fruto do programa John Deere Inspire, que introduz em escolas aulas de robótica, com o objetivo de inspirar o interesse pela área nas futuras gerações. Inclusive, alguns ex-estudantes do Colégio Marista Pio XII, membros da Under Control, já foram contratados pela unidade da John Deere em Montenegro-RS, comprovando o sucesso do projeto. Atualmente, o time possui 21 estudantes ativos.

“A equipe sempre admirou muito o trabalho de qualidade da John Deere, em conjunto com seus valores claros e que demonstram real preocupação com o investimento em tecnologia e educação”, aponta Bruno Toso, professor de robótica do Colégio Marista Pio XII e técnico da equipe Under Control.

As outras modalidades são a FIRST LEGO League Challenge (FLL), para alunos de 9 a 16 anos, cujo tema da temporada foi SUPERPOWERED, com o objetivo de despertar o interesse dos jovens nas matérias de STEM (sigla em inglês utilizada para representar as matérias de ciência, tecnologia, engenharia e matemática) por meio de uma competição saudável; e a FIRST Tech Challenge (FTC), na qual as equipes devem projetar, programar e construir robôs com diferentes materiais para que eles cumpram tarefas em uma arena de maneira teleoperada e autônoma, por meio de programação. Na temporada 2023, o tema é POWER PLAY, e as equipes devem imaginar novas possibilidades para a energia sustentável de um jeito inovador e divertido.

“Esse tipo de competição saudável faz com que os jovens aprendam conceitos de engenharia e trabalho em equipe, enquanto promovem ciência, tecnologia, engenharia e matemática dentro da comunidade local. Trata-se de um exercício que simula fielmente os desafios do mercado no mundo real”, comenta Edilson Proença, presidente do Instituto John Deere.

As premiações no FIRST Championship englobam as partidas, engenharia, design de robôs e até mesmo ações sociais que as equipes realizam ao longo do ano. Não há premiação em dinheiro, mas diversos investidores e companhias acompanham a competição em Houston em busca de atrair novos talentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo